6 tipos de conteúdo para trabalhar a sua marca.



Só 6? Sim, escolhi 6 mas tem um monte de coisas legais pra gente fazer. A história é escolher quais são os melhores para nossa estratégia digital e definir como serão aplicados.


Rede social é realmente um universo sem paredes, um mar de possibilidades, algo estratosféricamente grande.

Produzir conteúdo para algo tão imensamente grande é realmente complexo pois para não se perder ali dentro, tem que ser muito objetivo e astuto, tem que saber desenhar uma inteligente estratégia de conteúdo digital.


Começo citando a teoria de Martin Lindstrong em seu livro “A Lógica do Consumo”.

Lindstong cita em determinado momento o termo “anúncios papel de parede” que são instantâneamente esquecidos ou, a famosa síndrome da memória curta causada por tanto conteúdo disponibilizado nas redes.


Eu sei, isso é outro assunto e vai ficar para a próxima mas, parafraseando Lindtrong, o que ele quis dizer com tal citação é que hoje em dia os conteúdos são como música de elevador, aquele som ambiente que não mexe com a gente. A gente até ouve, mas não grava absolutamente nada, o famoso “passou batido”.


Empresas gastam milhares de reais investindo em produção de conteúdo sem estudar a fundo seu público e o efeito que seu conteúdo causa nas pessoas. Isso provoca uma avalanche de publicidade descartável, ela não provoca nada pois está perdida em meio a uma quantidade de informação absurda ao qual nosso cérebro não conseguirá guardar para depois aproveitar.


Responde aí, qual campanha que passou durante o comercial do Jornal da Globo ontem de noite que você mais gostou? Ou qual o perfil que você encontrou no instagram com aquele produto que você se interessou, começou a seguir mas não lembra mais qual é para procurar de novo?


Não lembra, né? Pois é, nem eu!


Agora me conta qual a campanha mais legal que ficou na sua memória? Quem se lembra do “Tio da Sukita” ou do “Pode ser Pepsi” e até mesmo mais recente, do “Sunday Jr”. campanha viral do MC Donalds, lançada no Instagram após um insight pra lá de divertido da galera da DPT&Z.

Podemos como exemplo citar aqui o verdadeiro boom que foi a música do MC Fioti “Bum Bum Tan Tan” que recentemente gravou uma versão sobre a vacina do Covid-19 após ter viralizado.


Construir conteúdo para redes sociais requer muita pesquisa, agilidade, estratégia e criatividade. Somando tudo isso, conseguimos criar verdadeiros sucessos que irão ficar grudados nas mentes das pessoas e serão replicados em grande escala.


O segredo está na relevância do conteúdo e na especificidade da persona ou grupo para quem ele foi feito.

Abaixo, cito 6 tipos de conteúdo que podemos utilizar em nossa estratégia de conteúdo.



BLOG


Assim como eu que vos escrevo sobre um conteúdo que certamente você, profissional que deseja criar conteúdo se interessou, o seu cliente também em algum momento estará a procura de informações das quais você terá a resposta.


Compartilhar conhecimento é a melhor maneira de atrair cativos em suas redes e criar uma ligação de empatia com seu cliente.


O blog, por ter essa finalidade, é amplamente utilizado como Inbound Marketing, a famosa estratégia de Marketing de Conteúdo utilizada por agências, produtoras, empresas e afins.


É nele que você vai apresentar sua linha editorial, qual o DNA da sua empresa, a postura que ela tem, seus ideais e valores. Portanto, seu blog será a construção da sua autoridade, que dando certo, trará mais visibilidade e irá gerar leads.


E os tipos de conteúdo para blog? Uma imensidão sem fim! Haja criatividade, né? Mas assunto de verdade é o que não falta!

Todo conteúdo será construído a partir de suas estratégias de conteúdo digital que são traçadas lá no começo de todo o processo.



NEWSLETTER

Seu jornal mensal, boletim informativo digital que é enviado à sua base de clientes periodicamente.

Eles trazem novidades sobre o seu negócio, informação sobre o mercado e promoções. É um tipo de comunicação direta muito benéfica para sua estratégia, potencializando a conversão através de conteúdos específicos para cada etapa do funil.

ENTREVISTAS

Tá aí um conteúdo rico de se produzir!

O vídeo, dentre todas as mídias, é a que tem a capacidade de ser mais perene, ou seja, ele dura mais na lembrança das pessoas e causa uma reação mais impactante no espectador.

Aliando vídeo + entrevista, temos a chance de contar histórias relevantes sobre um determinado tema que agregará maior valor ao conteúdo criado.

Com a afinidade, um elo de confiança é criado, tornando sua empresa referência no tipo de conteúdo abordado para o seu novo seguidor e consequentemente toda rede dele quando compartilhar o seu conteúdo.

Outro benefício desse tipo de conteúdo é que você pode usar a mesma entrevista publicando-a como podcast nas plataformas digitais.


VÍDEOS

Não tem nem o que dizer, né?

O principal tipo conteúdo da internet, milhões, bilhões de pessoas assistem vídeos todos os dias e isso faz dele a ferramenta mais poderosa de comunicação que você pode utilizar em sua estratégia de marketing digital. :)

Além de vender mais e melhor através dele, você também ganha dinheiro com ele. Não à toa que YouTube, TikTok, Facebook, Instagram e todas as demais plataformas investem pesado nesse tipo de conteúdo.

Os vídeos são dinâmicos e de fácil entendimento. São a melhor maneira de ensinar, informar ou vender algo. Além de trazer maior proximidade com o público, muitas vezes é determinante para concretizar uma venda.

Seja Institucional, varejo ou social, essa é definitivamente a ferramenta mais poderosa para trabalhar a marca.

FOTOGRAFIA

É instante né? É poesia! Vender com fotografia é vender conceito, beleza, estilo. É apresentar a alma da sua empresa, o que ela enxerga e como ela enxerga. Quais os momentos vivenciados, os produtos bem apresentados, é mostrar o que você faz de melhor através de um instante.

A fotografia é tão essencial para o seu negócio como o vídeo. Ela é uma importante ferramenta de vendas, que está distribuída em todos os tipos de meio de comunicação ao nosso redor.

De metrôs, pontos de ônibus à capas de revistas, a fotografia representa sua marca em todos os formatos de mídia. É versátil, objetiva e cumpre o que precisa. Ela vende seu produto com maestria.

E você, investe em fotografia?


LIVE

A nossa tão querida transmissão AO VIVO.

Tá rolando um monte, né? principalmente depois da pandemia, haja live!

YouTube, Facebook, Instagram, link dedicado, tudo está sendo transmitido e compartilhado. É um show de audiência! Às vezes não, mas tem uma potência imensa pois o grau de conversão cresce junto com a empolgação de quem acompanha um evento AO VIVO.

Em pesquisa, o YouTube levantou que canais que transmitem ao vivo, uma ou mais vezes na semana, têm alcançado um crescimento de 40% em novos inscritos e 70% no tempo de exibição do canal, comprovando o potencial das ferramentas ao vivo do YouTube como parte de uma estratégia de conteúdo de sucesso.

Ainda nessa pesquisa, descobriu-se que os usuários da plataforma ficam até 4 vezes mais tempo assistindo lives, do que outros conteúdos.

Tem muita gente que paga pelo Super Chat do YouTube um valor entre R$1,00 a R$500,00 para ter sua mensagem destacada por um certo número de tempo.

Por ser AO VIVO, as lives tem um poder imenso pois permitem que o público acompanhe o evento na hora que ele está acontecendo, ocasionando uma forte interação com o produtor do conteúdo, gerando uma conexão muito forte com a sua audiência.


Ferramenta poderosa, né?

E você, já fez sua LIVE, quer fazer?

Já inseriu em sua estratégia de conteúdo digital?



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