Como aplicar o Social Selling nos negócios

Atualizado: Fev 5




Muita gente ouve falar mas não sabe ao certo o que é e nem como implementar, mas tenho certeza que todo mundo pratica, mesmo que inconscientemente, a social selling nos seus dias.


Social selling ou venda social, é você ter a habilidade de desenvolver relacionamentos como parte do processo de vendas do seu negócio e prospectar potenciais clientes através do relacionamento nas redes sociais, tendo sempre como objetivo a venda.

Mas o que isso tem de novo?

NADA!

O que é novo são os avanços com estudos que desenharam um conjunto de técnicas em marketing digital e vendas que contribui e muito para o crescimento de empresas.


Um estudo realizado pela empresa de pesquisas norte-americana Aberdeen Group mostra que mais de 70% dos representantes comerciais que utilizam Social Selling como parte do seu processo de vendas frequentemente superam seus pares e atingem as metas 23% mais vezes.

E isso é realmente impressionante! Não é?


Mas quais técnicas são essas?


Todo profissional que deseja implementar o Social Selling em suas vendas deve praticar o famoso dar e receber. Ele deve oferecer insights e interagir com seus clientes constantemente, essa iniciativa traz o cliente mais para perto e cria um elo de confiabilidade.


Ao criar sua marca profissional, mostrar ao cliente que você pode ajudá-lo e se posicionar como especialista, você cria uma cultura de relacionamento que torna a conversa mais significativa e pessoal.


Mas como fazemos isso?

Pelas redes sociais! Ou não, o Social Selling também pode ser feito off-line.

Mas como estamos na era digital, temos em mãos ferramentas extremamente importantes e funcionais para alavancar nossas vendas. Para isso, temos de criar relacionamentos que aprimorem os esforços de crescimento da marca, tornando-a referência em seu setor, seja online ou offline.


Pense no funil de vendas, onde a base são os que estão se ambientando com a ideia de precisar do seu produto. Nessa fase, é importante usar suas redes para encontrar personagens que se encaixam no perfil dos seus grupos de personas. Para isso, criamos conteúdo relevante direcionado ao grupo de personas que criamos em nossa estratégia digital.


Seguindo o funil, temos a geração de leads e as redes sociais contribuem muito para gerar tráfego em suas páginas.


Na qualificação dos leads, as redes sociais têm um importante papel em construir um perfil mais detalhado desta persona, com informações mais pessoais, de costumes, gostos e até mesmo localização.


E mesmo depois de fechar o negócio, as redes sociais seguem nos ajudando, dando suporte e criando revendas e fechando novas vendas, utilizando da estratégia de relacionamento colaborativo entre empresa / cliente.


Portanto, quando construímos um relacionamento com clientes em redes sociais, devemos sempre saber qual a imagem que queremos transmitir da nossa marca a longo prazo. Isso norteará nossas estratégias, tornando nosso trajeto mais eficiente, além de deixar claro o que somos e o que pretendemos.


Trabalhar com social selling é acima de tudo, ter um bom relacionamento com seus amigos e clientes, construindo um eficiente network que ajudará a vender o seu produto ou serviço constantemente.


E você, pratica o Social Selling,? O que acha dessa iniciativa pra lá de antiga, moderna e amplamente utilizada em nosso convívio social?





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